A maioria dos baralhos apresenta figuras muito simples e padronizadas nos naipes, o que dá pouco alimento para a imaginação. Para fugir desse padrão, escolhi para a decoração dos naipes figuras relacionadas a alguns mitos e a objetos de culto brasileiros e africanos. Na descrição dos naipes, além do significado tradicional da carta, há uma descrição sucinta dessas figuras.
Copas
Simboliza o elemento Água.
No mundo exterior, representa a emoção, o afeto, o domínio; no interior, o sentimento.
No plano esotérico representa a abertura total para receber e dar, a atração e a compaixão.
Como seu símbolo é a taça, usei recipientes que aparecem nos mitos e rituais.
As figuras são orixás ligados à água.
As Cartas:
1 — (Igbá – Cabaça do Mundo)
Olorun, o criador, criou Igbá, a cabaça do mundo, metade escura (a terra) e metade clara (o céu).
Início de relações afetivas, esperanças, fartura, fertilidade, receptividade, felicidade.
2 — (Céu e Terra)
As duas metades se separam e se tornaram Obatalá (o céu) e Odudua (a terra).
Impulso de se unir, coração dividido, rivalidade.
Necessidade de dar mais atenção a detalhes do relacionamento.
3 — (Céu, Oceano e Terra)
Na parte inferior, há a terra central e o oceano em volta.
Necessidade de autoconfiança para realizar planos; obstáculos criados por si mesmo.
4 — (Os 4 Elementos)
Os quatro elementos: ar, água, terra e fogo.
Realização emocional, atividade satisfatória, afetos sólidos, alegria.
Pode se enfatizar com o que tem.
5 — (No Centro, o Eixo do Mundo)
“Opa Oranian”, o bastão, que une o céu e terra, fica no centro dos elementos.
Mudança: alguém que se vai ou que vem (pode ser filho real ou figurado), risco de sedução e ameaça, resultado falho (bom ou mau).
6 — (Cozinha dos Santos)
O material da cozinha dos santos é tratado com o maior respeito.
Resultados bons ou maus de escolhas antigas; necessidade de tomar decisão, dedicar-se a alguém ou sacrificar-se.
7 — (Padê de Exu)
A primeira etapa de qualquer ritual é agradar a Exu.
Realização de desejos e projetos, mas só com muita luta e ajuda.
Necessidade de esclarecer desentendimentos.
8 — (As Oito Direções)
Para os Iorubá, o mundo se divide em oito direções, cada uma com seu orixá.
Necessidade de dar amor, coisas que perderam a importância e precisam ser abandonadas.
Risco de pesadelos e escândalos por uniões erradas.
9 — (Peji)
No Peji ficam os assentamentos onde vivem os orixás.
Realização dos desejos por meios normais ou não.
Prazer, prosperidade.
Cuidado com desejos e decisões erradas.
10 — (Festa do Santo)
Na festa dos santos são servidos seus pratos preferidos.
Aproximação de pessoas com boas notícias e soluções de problemas.
Afeto, alegria.
PAJEM — Oxum, mãe da água doce.
Jovem sensível, afetivo, observador; notícias sobre pessoa querida, aventuras, afetos.
Meditação.
CAVALEIRO — Logun Edé, caçador e ninfa, é tanto da terra como da água.
Alguém que se aproxima ligado a sonhos e sensações.
Visitas, viagens.
RAINHA — Iemanjá, a mãe d’água, rainha do mar.
Bela e sensual, sábia e amorosa, criativa, nobre; guia-se pelo instinto, pode ter conduta equívoca.
REI — Oxóssi, dono do sangue dos animais e da seiva das plantas (água viva).
Íntegro, maduro, nobre, sábio, orientador, protetor, mestre.
Lucia
Extraído de:
Tarô dos Orixás – Eneida Duarte Gaspar, Editora Pallas.
Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com
Copas
Simboliza o elemento Água.
No mundo exterior, representa a emoção, o afeto, o domínio; no interior, o sentimento.
No plano esotérico representa a abertura total para receber e dar, a atração e a compaixão.
Como seu símbolo é a taça, usei recipientes que aparecem nos mitos e rituais.
As figuras são orixás ligados à água.
As Cartas:
1 — (Igbá – Cabaça do Mundo)
Olorun, o criador, criou Igbá, a cabaça do mundo, metade escura (a terra) e metade clara (o céu).
Início de relações afetivas, esperanças, fartura, fertilidade, receptividade, felicidade.
2 — (Céu e Terra)
As duas metades se separam e se tornaram Obatalá (o céu) e Odudua (a terra).
Impulso de se unir, coração dividido, rivalidade.
Necessidade de dar mais atenção a detalhes do relacionamento.
3 — (Céu, Oceano e Terra)
Na parte inferior, há a terra central e o oceano em volta.
Necessidade de autoconfiança para realizar planos; obstáculos criados por si mesmo.
4 — (Os 4 Elementos)
Os quatro elementos: ar, água, terra e fogo.
Realização emocional, atividade satisfatória, afetos sólidos, alegria.
Pode se enfatizar com o que tem.
5 — (No Centro, o Eixo do Mundo)
“Opa Oranian”, o bastão, que une o céu e terra, fica no centro dos elementos.
Mudança: alguém que se vai ou que vem (pode ser filho real ou figurado), risco de sedução e ameaça, resultado falho (bom ou mau).
6 — (Cozinha dos Santos)
O material da cozinha dos santos é tratado com o maior respeito.
Resultados bons ou maus de escolhas antigas; necessidade de tomar decisão, dedicar-se a alguém ou sacrificar-se.
7 — (Padê de Exu)
A primeira etapa de qualquer ritual é agradar a Exu.
Realização de desejos e projetos, mas só com muita luta e ajuda.
Necessidade de esclarecer desentendimentos.
8 — (As Oito Direções)
Para os Iorubá, o mundo se divide em oito direções, cada uma com seu orixá.
Necessidade de dar amor, coisas que perderam a importância e precisam ser abandonadas.
Risco de pesadelos e escândalos por uniões erradas.
9 — (Peji)
No Peji ficam os assentamentos onde vivem os orixás.
Realização dos desejos por meios normais ou não.
Prazer, prosperidade.
Cuidado com desejos e decisões erradas.
10 — (Festa do Santo)
Na festa dos santos são servidos seus pratos preferidos.
Aproximação de pessoas com boas notícias e soluções de problemas.
Afeto, alegria.
PAJEM — Oxum, mãe da água doce.
Jovem sensível, afetivo, observador; notícias sobre pessoa querida, aventuras, afetos.
Meditação.
CAVALEIRO — Logun Edé, caçador e ninfa, é tanto da terra como da água.
Alguém que se aproxima ligado a sonhos e sensações.
Visitas, viagens.
RAINHA — Iemanjá, a mãe d’água, rainha do mar.
Bela e sensual, sábia e amorosa, criativa, nobre; guia-se pelo instinto, pode ter conduta equívoca.
REI — Oxóssi, dono do sangue dos animais e da seiva das plantas (água viva).
Íntegro, maduro, nobre, sábio, orientador, protetor, mestre.
Lucia
Extraído de:
Tarô dos Orixás – Eneida Duarte Gaspar, Editora Pallas.
Fonte primordial:
hospedado no 4shared.com por pehemaas-br.blogspot.com
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